quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Comissão PEA-OGX: Lucila Lopes, de Itapemirim


Lucila Lopes é integrante da comissão PEA-OGX do município de Itapemirim, no Estado do Espírito Santo. Marisqueira e dirigente da Colônia de Pescadores Z-10, Lucila atua na atividade pesqueira desde que nasceu, por integrar uma família de pescadores.

Até a adolescência, Lucila ajudava sua mãe no tratamento e limpeza do pescado que era capturado por sua família. Desde de pequena, ela já trabalhava com o beneficiamento do marisco capturado por sua mãe, tratando pescados como camarão, manjuba, dentre outros, que seu pai e irmãos pescavam no mar.

Aos 15 anos, Lucila tornou-se marisqueira, herdando a prática de sua mãe, aprendendo a fazer a extração do marisco das pedras da região de Itaipava, atividade que desenvolve até os dias de hoje: “desde que comecei, nunca deixei de extrair o marisco. Final de semana passado coletamos cerca de 40 kg de marisco, trabalhando sábado e domingo”.

No entanto, a pesca de Itapemirim já não é tão próspera nos dias de hoje, como já foi um dia. Segundo Lucila, a região de Itapemirim já não possui tantos cardumes localizados nas proximidades costeiras, fazendo com que os pescadores tenham que ir para alto mar, ou outras áreas, em busca do pescado, o que dificulta a atividade da pesca artesanal na região.

Diante dessas dificuldades, Lucila e seu pai, seu Aureli, atual presidente da Colônia Z-10, passaram a se engajar mais em atividades que auxiliassem os pescadores artesanais locais. Atualmente, Lucila cuida da parte administrativa da Colônia e seu envolvimento com a instituição, despertou seu interesse  por projetos de compensação e educação ambiental implementados no município.

E foi no PEA-OGX que ela viu a possibilidade da construção de uma sede para a Z-10, que há tempos já vinha sendo solicitada por pescadores da região. Integrante da comissão do PEA-OGX desde 2009, Lucila se dedicou integralmente ao projeto da construção da Z-10, participando de todas as reuniões e contribuindo com a execução das diversas demandas que resultaram na conclusão do projeto e numa grande conquista adquirida pela comunidade pesqueira do município de Itapemirim: a inauguração da Colônia de Pescadores Z-10, realizada no dia 18 de junho de 2011.

Lucila, parabéns por sua trajetória e dedicação à pesca artesanal. Deixamos aqui, o nosso muito obrigado, por sua participação e trabalho voluntário dedicados ao PEA-OGX nos últimos anos!

Um comentário:

  1. Grande guerreira! Parabéns Lucila e obrigado por todo seu empenho e dedicação!

    ResponderExcluir