quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Você sabia? Sardinha verdadeira

No final de agosto desse ano, a Colônia de Pescadores Z-05, de Arraial do Cabo, recebeu a visita do Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, onde os pescadores da região fizeram alguns questionamentos sobre a pesca da Sardinha verdadeira. Mas afinal, você sabe o que significa “Sardinha verdadeira”? Para responder essa pergunta, o Blog PEA-OGX decidiu buscar mais informações sobre uma das mais conhecidas espécies de peixe que temos em nosso país.  

A sardinha brasileira possui dois nomes: o nome científico, que é “Sardinella brasiliensis”, e o nome popular, “Sardinha verdadeira”.  No Brasil, os estoques de Sardinha verdadeira podem ser encontrados nas regiões sudeste e sul, entre o Cabo de São Tomé, no Rio de Janeiro, e o Cabo de Santa Marta, em Santa Catarina. É um peixe de pequeno porte, podendo medir entre 9 e 27 centímetros, pertencente à família dos Clupeidae, e geralmente vive por cerca de quatro anos.

Essa espécie possui hábitos costeiros, sendo encontrada principalmente em águas de 15 a 100 metros de profundidade. Devido ao fenômeno da Ressurgência que ocorre nas proximidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo entre a primavera e o verão, a Sardinha verdadeira se concentra nessa região para reprodução. Sua captura é realizada tanto pela pesca artesanal, quanto pela pesca industrial. O principal instrumento pesqueiro utilizado é a rede de cerco, e a prática da pesca geralmente acontece durante a noite.

A época do defeso da Sardinha verdadeira acontece, desde 1991, durante quase seis meses do ano. São duas fases anuais do defeso: durante o verão, geralmente entre novembro e fevereiro, e durante o inverno, entre junho e julho. A Sardinha verdadeira é uma das espécies de maior importância comercial no país. Na visita do Ministro à Arraial do Cabo, representantes da Colônia Z-05 apresentaram detalhes sobre a atividade pesqueira da sardinha na região, e solicitaram ao Ministro mudanças que tragam melhorias à pesca artesanal da Sardinha verdadeira no município.


Confira abaixo uma cópia do ofício que foi entregue pela Colônia de Pescadores Z-05 ao Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, detalhando a situação da pesca de Sardinha verdadeira em Arraial do Cabo:






Veja também as regiões do país onde encontramos estoques e áreas de reprodução da Sardinha verdadeira:




Continue ligado no Blog PEA-OGX que em breve postaremos a segunda parte da matéria sobre a Sardinha verdadeira, que tratará da história da pesca da espécie, seus destinos comerciais e sua importância econômica no país!





Fontes de informação para esse post:

Síntese sobre a Sardinha verdadeira (Jorge Pablo Castelo - Ministério do Meio Ambiente) Acesse o link
Plano de Gestão da Sardinha Verdadeira (Ibama - Comitê de Gestão do Uso Sustentável da Sardinha/CGSS) Acesse o Link
Instrução Normativa 128/Ibama - trata do defeso da Sardinha Verdadeira Acesse o Link

2 comentários:

  1. Olá! No link abaixo o livro de 2011 do Ibama sobre o Plano de Gestão da Sardinha Verdadeira. abrx! MD

    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CCQQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.ibama.gov.br%2Fphocadownload%2Fcategory%2F40%3Fdownload%3D4101%253Aplano-de-gesto-da-sardinha-verdadeira&ei=K3GZUKP9M4q68ASHxIHIAw&usg=AFQjCNF2yqhrwHnuSo4OKUHgK9-oOReqbw

    ResponderExcluir