A equipe da SOMA que realizou o de DRP de Arraial do Cabo esteve percorrendo o município, entre 11 e 23 de setembro, para conhecer e conversar com atores envolvidos na cadeia da pesca artesanal. Durante o trabalho de DRP, com o auxílio de diversas ferramentas, dados e informações sobre a comunidade pesqueira de Arraial do Cabo foram levantados de forma participativa. O primeiro dia de trabalho foi dedicado ao encontro com os agentes locais, que tiveram uma função-chave, dentre outras, de facilitar a aproximação da equipe junto aos pescadores e instituições ligadas à pesca.
Durante a primeira semana de campo, a equipe priorizou encontros institucionais como com a Colônia de Pescadores, Associações ligadas à pesca e Órgãos Públicos para entender como se dá a organização social da pesca artesanal em Arraial do Cabo. Entretanto, outros atores da pesca artesanal, tais como, pescadores das diversas modalidades de pesca, mecânico naval, mergulhadores e pescadores ligados à atividade de turismo, também foram entrevistados.
No decorrer da segunda semana de campo, a equipe de DRP manteve contatos mais constantes com os pescadores artesanais, maricultores, artesões, estudantes filhos de pescadores, ONG’s, comerciantes de pescado, peixarias e com um carpinteiro naval. Ao final do trabalho, grande parte dos setores que representam a cadeia produtiva da pesca artesanal foi contemplada, o que contribuiu de maneira decisiva para um levantamento abrangente e, dentro do tempo disponível, bastante aprofundado acerca da realidade da pesca artesanal de Arraial do Cabo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário