domingo, 7 de março de 2010

Como estão os projetos do PEA da OGX

Nos meses de novembro e dezembro de 2009, foram realizadas as assembleias para discussão de projetos e formação das comissões de cada um dos oito municípios envolvidos no Projeto de Educação Ambiental (PEA) da OGX. 

É importante lembrar que todas as assembléias seguiram algumas condições comuns:
  • o IBAMA, órgão ambiental de fiscalização e validação de todo o processo, estava presente, assim como profissionais da OGX;
  • todos os projetos seguiram três diretrizes recomendadas pelo Ibama:
  1. foco no coletivo, ou seja, o projeto tem que atender a classe pesqueira do município, e não apenas uma pequena parte dela ou um número pequeno de pessoas
  2. não deve provocar a sobrepesca, isto é, não pode aumentar a pressão sobre os recursos pesqueiros
  3. não pode substituir o poder público (mas pode ajudar nas parcerias com governo, instituições públicas etc)
  • apenas as pessoas ligadas diretamente à atividade pesqueira tiveram direito de voto, mas todos tiveram direito de se expressar;
  • os votos foram secretos;
  • em cada assembleia, foi formada uma comissão, que é responsável pelo acompanhamento do projeto, além de participar de reuniões com a equipe da SOMA e da OGX
  • uma instituição foi escolhida, em cada município, também para acompanhar o projeto.
Se você é novo por aqui e quer saber mais sobre essa compensação ambiental, clique no link Quem Somos, que está no menu à direita. No link Propostas, você também tem acesso a documentos como Referencial Teórico, Objetivos e Públicos envolvidos no PEA.

Todo esse conjunto de informações busca manter as comunidades de pescadores informados sobre o grande objetivo final: a implantação de um projeto que beneficie a classe pesqueira em cada um dos oito municípios. Como o processo é participativo, há muito aprendizado, além, é claro, de desenvolvimento local.

Finalmente, aqui, sempre haverá informações fresquinhas para você ficar sabendo como está o andamento de cada um dos oito projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário