sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Representantes da pesca de Macaé visitaram o CEASA e Mercado São Pedro


Na última sexta feira, dia 14, ocorreu uma visita técnica de representantes da comunidade pesqueira de Macaé ao Mercado Atacadista São Pedro, em Niterói, e ao CEASA, no Rio de Janeiro. Sete pessoas participaram da visita, entre representante da Colônia Z-03, membros da Comissão PEA-OGX de Macaé, donos de embarcação e responsáveis por comercializar o pescado do município.

A visita teve como objetivo proporcionar à comunidade de Macaé o contato e acesso às informações sobre os procedimentos de comercialização de pescado no Mercado São Pedro e CEASA. Os participantes da visita puderam conhecer os horários mais adequados, o valor das taxas para desembarque e venda do pescado, as formas de pagamento e as espécies de pescado mais valorizadas e demandadas nos locais. Tiveram contato com pregoeiros dos dois mercados, com Sr. Pugas, presidente da FEPERJ, e com Sr. Gilberto, que é presidente da Colônia Z-08 (entidade gestora do Mercado Atacadista São Pedro).

O Mercado Atacadista São Pedro tem a possibilidade de fazer compra direta de pescado, e já realiza diariamente a comercialização com 3 caminhões de atravessadores de Macaé. Há também pregoeiros no mercado. As principais demandas do Atacadista São Pedro é por corvina, camarão e cavala. No mesmo mercado, há também um setor voltado somente para o varejo, com bancas para venda direta a turistas, moradores e restaurantes. No CEASA, existe a possibilidade de realizar a venda na parte externa ou no interior do mercado, através de pregões. Lá, os valores pagos pelo pescado são bastante variados. Esses valores alteram de acordo com a quantidade disponível para venda de cada espécie: quanto maior a quantidade de uma espécie sendo ofertada, mais barata ela será.

Após a visita, os participantes concluíram que a atividade foi bastante proveitosa, e possibilitou o acesso a informações muito importantes para viabilizar a comercialização direta do pescado de Macaé. O passo seguinte a essa visita será em outubro, quando vai ocorrer uma reunião entre a Comissão PEA-OGX de Macaé com entidades locais ligadas à pesca, junto a mestres e donos de embarcação. Essa reunião tem como objetivo traçar estratégias de organização da comercialização direta do pescado, colocando o Caminhão de Pescado a serviço dos pescadores artesanais de Macaé, conforme demanda da comunidade em assembleia do PEA-OGX em 2009. O caminhão foi adquirido em 2010 através do PEA-OGX, projeto de compensação ambiental exigido pelo IBAMA.

Veja abaixo mais fotos da visita:


Participantes chegando ao Mercado São Pedro


Reunião sobre o Mercado Atacadista São Pedro, com Sr. Pugas e Sr. Gilberto


Reunião sobre o Mercado Atacadista São Pedro, com Sr. Pugas e Sr. Gilberto




Os participantes conhecendo o Mercado Atacadista São Pedro


                        
Bancadas do Mercado Varejista São Pedro


Os participantes no Mercado Atacadista São Pedro


Conversa com pregoeiros do Box 10 do CEASA



Os participantes no CEASA












Nenhum comentário:

Postar um comentário