segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mais um projeto concluído no PEA-OGX!

O momento é de comemoração para a comunidade pesqueira de São Francisco de Itabapoana! Foram concluídos os cursos de capacitação oferecidos pelo Projeto de Educação Ambiental da OGX, fase de perfuração, exigido pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA. O projeto Pescador do Futuro: cursos para pescadores e seus filhos, acaba de formar a última turma dos cursos de mecânica e informática avançada, oferecidos à comunidade pesqueira de São Francisco de Itabapoana.

Desta vez, 24 pescadores de Gargaú receberão os certificados de conclusão do curso de mecânica básica de motor a diesel, marcando o encerramento do ciclo de cursos de mecânica que já havia formado 42 alunos nas comunidades de Guaxindiba e Barra do Itabapoana. Outros 12 alunos, também receberão certificados pela conclusão do curso de informática avançada, após cumprirem as 100 horas de estágio supervisionado na Colônia de Pescadores Z-01 e Capatazias locais. Os certificados serão dados pelo IFF – Instituto Federal Fluminense, instituição que ministrou os cursos durante a realização do projeto.

Ao todo, são 66 alunos formados nos cursos de mecânica básica, 58 formandos no cursos básico de informática e 12 no curso avançado de informática. Uma grande conquista para pescadores, familiares e moradores de São Francisco de Itabapoana!

Mas o trabalho continua: o PEA-OGX agora passa para a fase de produção e será dada a continuidade aos encontros realizados junto à comissão do PEA-OGX do município para identificar novas ações que venham fortalecer o projeto implementado e a comunidade pesqueira local.

E para encerrar o projeto com chave de ouro, no próximo sábado, dia 20 de outubro, às 14 horas, acontecerá um evento solene para entrega dos últimos certificados, no Gargaú Praia Clube, marcando o encerramento do PEA-OGX, fase de perfuração.

Venha participar e prestigiar os pescadores e familiares de seu município!

Confira abaixo, o depoimento do pescador Francisco de Assis, da turma de Gargaú, falando sobre a sua experiência durante o curso de mecânica de motor à diesel:




Um comentário: