sábado, 13 de março de 2010

Projetos escolhidos

Agora, você vai ficar a par de como anda cada projeto escolhido em cada um dos oito municípios envolvidos no PEA da OGX:

Cabo Frio: assembléia realizada em 12/11/2009

Projeto escolhido: formação de uma cooperativa
A comunidade, inicialmente, estava em dúvida se formava uma nova cooperativa ou se fortalecia uma instituição já existente. Então, nos dias 25 e 26 de fevereiro, foi oferecido um mini-curso sobre cooperativismo, para ajudar nessa tomada de decisão. Depois de muito aprendizado e conversas, a escolha foi formar uma nova cooperativa. A comissão está bastante animada para esse importante desafio e em abril será feita uma nova reunião com a SOMA e OGX, para dar andamento ao projeto.

Armação dos Búzios: assembléia em 15/11/2009

Projeto escolhido: instalação de um entreposto de pescado no píer da rampa da Armação
O objetivo do entreposto é criar uma estrutura de venda direta do pescado. Esse entreposto seria formado por: fabriqueta de gelo, câmara de armazenamento, caminhão, três bancas de beneficiamento, tanques de aço e cisternas pvc. Algumas dessas estruturas /equipamentos já estão em fase de orçamento, tanto pela OGX quanto pela SOMA. A comissão está a par de tudo e ajudando em tudo que pode, mostrando muita dedicação.

Arraial do Cabo: assembléia em 14/11/2009

Projeto escolhido: fortalecer a pesca artesanal
A idéia da comunidade é instalar estruturas que inibam a pesca predatória dentro da área da Resex. Já foram feitas algumas reuniões com a comissão e alguns avanços já foram possíveis, como, por exemplo: foi decidido que estrututras como agarradores seriam uma boa solução. Em breve, técnicos da SOMA irão à região do Saco do Mamanguá, local onde já existe uma experiência bem, sucedida com esse tipo de estrutura. A idéia é, então, voltar à comunidade para uma boa troca de experiências.

Macaé: assembléia em 19/11/2009

Projeto: aquisição de um caminhão frigorífico
A comunidade pesqueira de Macaé justificou a necessidade de aquisição de um caminhão frigorífico para agregar valor ao pescado e garantir melhor preço na venda do produto. A OGX já está fazendo os orçamentos com empresas especializadas. Em abril, será feita nova reunião com comissão, SOMA e OGX.

Campos dos Goytacazes: assembléia em 20/11/2009

Projeto escolhido: reforma e aparelhamento da colônia
A reforma da sede da colônia pretende melhorar a estrutura já existente, com salas de reunião e de cursos, além de serviços de atendimento médico, por exemplo. A comissão já está dando andamento às primeiras atividades necessárias, como o desenho do croqui e estabelecer diálogo com a Prefeitura para conseguir uma parceria de um engenheiro / arquiteto.

São Francisco de Itabapoana: assembléia em 15/12/2009

Projeto escolhido: capacitação profissional
A classe pesqueira de São Franciso está muito interessada na criação de novas oportunidades de trabalho e no crescimento econômico local. A comissão já se reuniu com a SOMA e com a OGX para organziar os próximos passos para o andamento do projeto e, em breve, haverá outro encontro.

São João da Barra: assembléia em 16/12/2009

Projeto escolhido: miniestaleiro para reparos
A instalação de um miniestaleiro e a construção de uma rampa para os pescadores de São João da Barra foi a idéia mais votada. Assim, com essas estruturas, será possível restaurar as embarcações, aumentar o conhecimento técnico e reduzir os custos com manutenção. Em abril, acontecerá uma terceira reunião com a comissão para dar andamento ao projeto.

Itapemirim: assembléia em 17/12/2009

Projeto escolhido: construção da sede da Colônia
Fortalecer a classe pesqueira de Itapemirim através da construção de uma sede para a colônia foi o projeto escolhido por mais de 100 pessoas em Itapemirim. A comissão tem se mostrado muito dedicada e até já conseguiu um engenheiro voluntário, que está fazendo a planta do projeto. No fim de março, será feita uma nova reunião para dar andamento às atividades necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário