Em Cabo Frio, a comissão se reuniu com a equipe técnica da SOMA e com uma representante da OGX, no dia 25 de março. Próximos passos foram pensados em conjunto, para a formação da nova cooperativa. Uma iniciativa muito interessante que surgiu é a possibilidade de promover uma troca de experiências entre pescadores que fizeram parte do processo de formar cooperativas em outras regiões do Brasil. Ouvir os outros é uma ótima forma de aprendizado e, em breve, teremos mais informações sobre isso.
Já no caso de Armação de Búzios, no dia 16 de março, a comissão também pôde planejar melhor as atividades do projeto do entreposto de pesca no píer da rampa da Armação. Nesta reunião, a comissão informou que a planta do projeto já foi feita por um arquiteto. Uma das próximas ações dos pescadores será fazer o levantamento das licenças necessárias para a construção, além de oficializar a parceria com a Prefeitura.
Novidade fresquinha em Arraial do Cabo: a comissão, que se reuniu com a SOMA e OGX no dia 17 de março, deve receber em breve a visita de pescadores de Saco do Mamanguá. Vai ser um momento muito importante: já contamos aqui que Mamanguá tem uma experiência bem sucedida com agarradores para coibir a pesca predatória. Além disso, o encontro também contará com a presença de pesquisadores especializados no assunto. Espere por novidades e depoimentos de como foi esse encontro.
Macaé já conta com alguns orçamentos, levantados pela OGX, para a aquisição de um caminhão com baú isotérmico. Não se sabe ainda se será com frigorífico ou não: a comissão está fazendo essa análise e outros orçamentos também. Além disso, em março, a Colônia repassou à SOMA os dados de desembarque pesqueiro no Mercado de Peixe, ao longo de 2009. Estas informações são preciosas e contribuirão para o melhor planejamento do caminhão a ser adquirido e o melhor modelo de gestão (regras de uso) a ser estabelecido pela comissão em benefício do uso comum de todos os pescadores de Macaé.
O mês de março foi cheio de afazeres para Campos dos Goytacazes: duas reuniões foram feitas com a comissão para dar agilidade ao projeto de reforma e aparelhamento da Colônia. Agora, em abril, será apresentado o croqui com as propostas de reforma para a sede, de acordo com os espaços necessários listados pela comissão. A equipe da SOMA já entrou em contato com a Secretaria de Obras, para levantar tudo o que é necessário na Prefeitura para que a reforma aconteça dentro das necessidades legais e jurídicas.
São João da Barra se reuniu com a equipe da SOMA no dia 19 de março e a comissão tem se mostrado à frente de muitas atividades, sendo responsável pelo andamento do projeto de miniestaleiro e rampa dos pescadores. Alguns resultados deverão ser apresentados na segunda quinzena de abril, como: quais são as licenças necessárias e o número de embarcações existentes que poderiam utilizar as estuturas do projeto. Além disso, vale reforçar que já está sendo organizado um banco de dados contendo mecânicos, carpinteiros e eletricistas. Lembramos que a planta está sendo feita por um engenheiro e será analisada pela comissão também nesse mês.
O projeto de Cursos para os pescadores e seus filhos, de São Francisco de Itabapoana, está indo de vento em popa. Foi feito um levantamento prévio de cursos já existentes na região. Além disso, a comissão teve uma idéia muito interessante: desenvolver e aplicar questionários com pescadores e filhos de pescadores, para então descobrir quais são os cursos de maior interesse deles. Agora, no começo de abril, as entrevistas com os questionários já começaram. Essas informações serão cruzadas com o levantamento feito dos cursos que já existem, e daí nascerão os cursos que tem como objetivo aumentar as chances para possíveis oportunidades de trabalho.
O projeto de construção da sede da Colônia Z-10, em Itapemirim, está caminhando bem: em março, a comissão colocou a mão na massa e elaborou três plantas para o projeto. Agora, em abril, um arquiteto irá utilizar essas propostas para desenvolver os croquis para que, junto com a comissão, seja tomada a decisão sobre qual projeto será o que atende melhor o desejo dos pescadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário